13 anos de sorte!, Cultura, Especial - Carnaval sem Confete, Jornalismo Cultural, Notícia

Foliões opinam sobre música que, definitivamente, não pode ser eleita como a “do Carnaval”

Fotos: Raulino Júnior

Por Raulino Júnior || Especial – Carnaval sem Confete ||

O Carnaval de Salvador é uma vitrine para os artistas da música. Cantores, cantoras e bandas querem emplacar a música do evento. Isso rende mais visibilidade e, consequentemente, mais contratos ao longo do ano. Em geral, as enquetes perguntam aos foliões a opinião deles sobre qual música será eleita como a do Carnaval. O Desde foi ao circuito Osmar (Campo Grande) para saber o contrário: qual música, das cotadas para levar o título, não pode, definitivamente, ser eleita como tal? Veja as respostas a seguir.

Evelin Lima, 22 anos, autônoma

“A música Liquitiqui eu não gosto. Também porque eu não gosto de Claudia Leitte. Eu não vou com a cara dela. Não gostei da música. Achei muito sem graça. Então, acho que a música que não deveria ganhar o Carnaval é Liquitiqui, de Claudia Leitte”.

Genivaldo Queiroz, 39 anos, atendente

“A música do Carnaval, que eu acho que não tem nada a ver, é a do Polêmico, essa do rufo, rufo, rufo. Eu acho que não é a cara do Carnaval. Não tem nada a ver com Carnaval”.

Beatriz Silva, 19 anos, autônoma

“Eu acredito que seja a música Rufo Rufo, do cantor Polêmico, porque não tem letra. É somente isto: rufo, rufo o tempo todo. Só tem a batida. E existem outras músicas muito melhores que estão concorrendo e que devem ganhar”.

Guido Velansk, 36 anos, ator e jornalista

“Eu acho que é Macetando, de Ivete Sangalo, porque eu acho que esse tipo de música tem uma intenção sexual e eu não gosto muito dessa coisa. Tudo hoje as pessoas falam “macetando”, “eu quero macetar”, sempre levam para o lado sexual. A própria coreografia mesmo que eles montaram com essa música tem esse cunho muito sexual. Eu acho que poderia, talvez, usar uma outra forma. Eu acho que ela não deveria ser eleita”.

Alexsandro Nascimento, 31 anos, analista de redes

“Pra mim, na minha humilde opinião, porque eu não estou aqui pra tá julgando música nem nada, sou apenas um consumidor do conteúdo, mas a música que Claudia Leitte fez agora não tem muito a ver com Carnaval. É uma música feita pra um ambiente diferente, que não é o ambiente do Carnaval. Pra mim, essa aí, poderia estar descartada”.

Joelma Silva, 46 anos, assistente social

“Na minha humilde opinião, eu acho que a música de Ivete Sangalo não deveria ser a música eleita do Carnaval, pelo simples fato de que eu sou uma mulher preta, ela é uma mulher que não vende a nossa cultura, que não valoriza a nossa cultura. É uma mulher que pensa pela branquitude e não pela negritude e isso me incomoda muito, por ser uma mulher preta, uma mulher gorda, uma mulher que luta pela nossa cultura, pelos nossos direitos”.

Andrea Leôncio, 30 anos, advogada

“Na minha opinião, a música de Psirico não tem nada a ver com Carnaval. Porque a letra, pelo que eu conheço, só tem ‘música do Carnaval, música do Carnaval’ e não tem outra letra. Então, pra mim, a música de Psirico não deve concorrer  à melhor música do Carnaval”.

Enimara Ferreira, 52 anos, professora

“Na minha opinião, a música que não deve ganhar é a de Claudinha Leitte, porque eu acredito que uma música para ser eleita a Música do Carnaval, tem que ser uma música que esteja na boca do povo, que você sinta a vibração e que todo mundo consiga se identificar com ela a partir da mensagem que está sendo transmitida. Então, essas músicas intelectualizadas, com palavras que as pessoas não sabem nem o que é, eu acredito que não tem o intuito do que é o Carnaval, que é uma festa popular, aquilo que, de fato, mexe com o povo naquele momento”.

Paulo Barbosa, 64 anos, aposentado

“Pra mim, a pior música do Carnaval deste ano, de todas, é a do Léo Santana, que é Perna Bamba. Eu achei ela muito apelativa, acho que não é legal para as mulheres esse tipo de situação. É mais uma apelação, é mais uma falta de respeito com relação à mulher. Bota as mulheres para baixo, aquela história machista. Então, pra mim, essa jamais ganharia”.

Cissa Artes, 65 anos, artesã

“Aquela que não sacode os baianos, aquela que ninguém quer: “Quilo, quilo, quilo, quilo”, Claudia Leitte. Nada a ver com a energia do baiano, da brasilidade”.

Padrão

2 comentários sobre “Foliões opinam sobre música que, definitivamente, não pode ser eleita como a “do Carnaval”

Deixe um comentário