Notícia

O VALOR SIMBÓLICO DE UMA EXPRESSÃO

|Da RAUdação

O novo ano chegou e com ele a possibilidade de se lançar a novos desafios e de viver experiências inéditas. Nesta época do ano, é muito comum as pessoas estabelecerem planos e metas para a caminhada dos próximos 12 meses. É com esse espírito que surge o blogue jornalístico Desde que eu me entendo por gente. Um novo canal de informações, notícias, reportagens e, sempre que for possível, um pouco de humor.

O nome do blogue é inusitado (de propósito!) para que ele se diferencie do universo de blogues jornalísticos que existe no país. Ele poderia se chamar, por exemplo, “Bula de notícias” ou “A pauta”, mas a obviedade dos nomes, que remeteria logo ao jornalismo, fez com que o autor desta página declinasse de tal ideia. Por isso, a escolha de um nome diferente, que brinca com as expectativas do leitor. Porém, o registro nominal não se deu só por isso. A expressão “Desde que eu me entendo por gente” é sempre dita quando começamos a tomar consciência de certas coisas, quando passamos a perceber tudo aquilo que nos cerca. E ela [a expressão], vez por outra, carrega em si um tom de crítica. “Esta roubalheira existe desde que eu me entendo por gente” ou “Desde que eu me entendo por gente, ouço falar que o prefeito vai pavimentar esta rua”, são frases bem emblemáticas para esse debate. Então, a expressão tem um valor simbólico incontestável.

O jornalista, além de outras características, deve ser um profissional com boa percepção. É isso que vai fazer com que ele se destaque dos seus colegas de trabalho. Ele deve perceber, com seu faro jornalístico, aquilo que atende aos critérios de noticiabilidade e que, ao mesmo tempo, é interessante para o leitor. Hoje em dia, o grande desafio do jornalismo é buscar o que é singular e desigual. Caso contrário, todo mundo vai fazer sempre o mais do mesmo, o que torna a atividade jornalística enfadonha.

Neste novo ano, o blogue Desde que eu me entendo por gente surge para contar todo tipo de história. Da mais simples, e vista por alguns como irrelevante, à mais complexa. É importante enfatizar que o blogue terá a qualidade como bússola, já que quantidade não combina muito com apuração. Enfim, o Brasil vai começar a perceber e tomar ainda mais consciência de tudo que acontece ao seu redor.

# Que tal começar a fazer a diferença agora? Deixe, na seção de comentários, um relato sobre algo que você começou a tomar consciência desde que se entende por gente. Ouvir o que você tem a dizer é importante e enriquecedor. Vamos lá?

Padrão

Um comentário sobre “O VALOR SIMBÓLICO DE UMA EXPRESSÃO

  1. Pingback: Se fosse um filho, já seria adolescente! | Desde que eu me entendo por gente

Deixe um comentário